Quem somos

Há cerca de três décadas surgiu a primeira escola pública do Ensino Preparatório, na zona urbana do concelho da Maia.

Actualmente, com o alargamento do parque escolar do concelho da Maia, a sua área de influência circunscreve-se a alunos vindos das escolas do 1º ciclo das freguesias de Vermoim e Maia.No ano de 1970, na Praça do Município, num antigo palacete adquirido e adaptado pela
Câmara Municipal iniciou-se o funcionamento da Escola Preparatória Gonçalo Mendes da Maia.

No final do ano lectivo 2006/2007 procedeu-se a uma reorganização da rede educativa em consequência da qual se agruparam numa mesma unidade de gestão denominada por

Actualmente, o Agrupamento Escolas Gonçalo Mendes da Maia conta com 5 escolas:

EB2/3 da Maia
EB1/JI Centro Escolar da Maia
EB1/JI da Cidade Jardim
EB1/JI de Currais
EB1/JI 1 da Maia
EB1/JI D. Manuel II

Missão

A Missão do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, como organização escolar, é potenciar o conhecimento, a verdadeira igualdade de oportunidades, a autonomia, a criatividade, o sentido crítico, o respeito pelo outro e pela natureza, a capacidade de resolução de problemas concretos e a inclusão.

Visão

A nossa visão de escola passa pelo reconhecimento da instituição como uma organização de referência na formação de alunos suportada na qualidade dos seus serviços, na competência dos seus profissionais e nos valores que pratica, assumindo-se como parceiro insubstituível na educação, escolarização e formação das crianças, jovens e adultos das freguesias da Maia e Vermoim, no concelho da Maia. Não se limitando a administrar e distribuir conhecimentos, mas, ao invés, a promover práticas através de liderança de processos de excelência para a aquisição, consolidação, reconhecimento e validação de saberes e de competências a nível científico, tecnológico, social, cultural e ambiental.